top of page

Prezados Participantes,





A região semiárida nordestina é formada por nove estados e representa 18,3% do território brasileiro. Marcada pela ocorrência do bioma da caatinga, a região apresenta clima quente e baixas precipitações mal distribuídas no tempo caracterizando o fenômeno cíclico das secas. O uso e manejo de recursos naturais na Região é um tema central na estratégia de desenvolvimento do Semiárido. Mas há enormes desafios e paradoxos a serem enfrentados.



A realização do I Simpósio em Economia Rural, sob o tema  POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO, expressa a oportunidade do instante histórico em que mais uma vez a Região atravessa e a preocupação dos cientistas sociais rurais com a urgente questão das relações entres processos de desenvolvimento e seus impactos, notadamente ambientais econômicos e sociais, em uma região sensível e estratégica do Brasil.
 

Estamos convictos que realizar o I Simpósio em Economia Rural na Universidade Federal do Ceará, entre 25 e 26 de Abril de 2013, será um momento propício para estimular este debate e apresentar resultados de pesquisa, avanços teóricos e metodológicos que possam ajudar a sociedade a construir formas de produção e trabalho no semiárido que sejam ambientalmente sustentáveis, socialmente resilientes e economicamente competitivas.
 

Em nome da Comissão de Organização, convido todos os interessados para estarem na bela cidade de Fortaleza no Ceará, com seus múltiplos atrativos, para celebrarmos esse evento.









José Newton Pires Reis
Coordenador do Mestrado Acadêmico em Economia Rural - UFC

Sobre o Simpósio

bottom of page